PORQUE BASTÃO É COISA SÉRIA...
Para uns uma arma em potencial (seu uso foi até banido em museus e estádios de futebol); para outros no entanto uma arma de marketing. Isso mesmo que você leu: M_A_R_K_E_T_I_N_G!
O então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de um vídeo do site BuzzFeed para chamar a atenção dos jovens americanos para os planos de saúde do país; vídeo intitulado "Coisas que todos fazemos, mas nunca contamos", mostra Obama praticando discurso no espelho e até mesmo tirando foto com um 'bastão de selfie'. A ideia é mostrar um vídeo "descolado", do dia a dia comum...comum a todos nós, ainda você sendo "O PRESIDENTE" de nada mais nada menos que a MAIOR POTÊNCIA MUNDIAL!
Ah!Para os curiosos, a "MENSAGEM POLÍTICA" foi uma grande vitória do partido dele, justamente falar para os americanos se cadastrarem no portal de saúde do governo para ter acesso ao seu programa de cobertura de saúde por menos de US$ 100 por mês. Planos de saúde até então eram muito caros, e lá não exite um sistema único de saúde como no Brasil (nem vou entrar no crédito da discussão se funciona ou não o SUS aqui).
É uma nova forma de fazer política; não está mais na era de fazer eloquentes discursos em rede nacional... Porque não fazer um vídeo irreverente, passar a mensagem, e sua mensagem ecoar várias e várias vezes, não no sentido de "postagem", mas no sentido que as pessoas pararão o que estão fazendo para entender o porquê do Obama estar piscando para a câmera e fazendo selfie com a ajuda de um bastão, brilhante não acham??
Leidiane Bessa
Fonte: Terra e Portal G1
Realmente, criatividade não falta na política. Os programas políticos já não atraem mais o público. Com uma nova roupagem, principalmente, usando o modismo tecnológico, é a melhor forma de atrair o público, que em sua maior parte será formado por jovens. Quer uma estratégia melhor?
ResponderExcluirPerfeito! E isso demonstra uma preocupação de o governo se estender a todos, pois a palavra/mensagem, o formato delas alcançam a todos por elementos delas serem comuns a todos.
ResponderExcluir(E pra mim esse post é muito amplo. Eu já fui fazendo link com outros pontos que dialogam com essa questão: a questão da adequação da linguagem, a estreita ligação entre palavra e ideologia, a questão do ensino de língua materna e múltiplas práticas de leitura para o exercício da cidadania e estabelecimento da democracia... é bastante ampla, a discussão.)