AFINAL, QUEM CRIOU O BASTÃO DE SELFIE??
Muito antes de câmeras digitais existirem, o bastão de selfie já rondava o mundo. Há algumas semanas, a BBC perguntou: “esta foto de 1925 mostra o primeiro ‘bastão de selfie’?".
Era uma foto tirada há 90 anos por um casal, aparentemente por uma câmara montada na extremidade de uma vara. Câmeras amadoras da década de 1920 não conseguiam capturar um autorretrato com foco quando seguradas à distância do braço, diz [Michael Pritchard, diretor-geral da Royal Photographic Society]. Por isso, os fotógrafos de selfie teriam que usar um disparador remoto, como um cabo, ou então – como Arnold Hogg aparentemente fez – construir seu próprio dispositivo.
Ou seja, não houve uma única pessoa que inventou o "bastão de selfie": ele surgiu de diferentes formas, em resposta a uma necessidade grande o suficiente para ele. Mas quem cria a necessidade de ter o bastão e de realizar a selfie? Eu ou a sociedade?
Por mais que você deteste o "bastão de selfie", por mais que você odeie o nome “pau de selfie”, e por mais que você despreze essa forma de expressar o narcisismo, ele é uma invenção brilhante, e merece créditos!
Leidiane Bessa
A invenção é de fato brilhante, mas o questionável é a forma como é utilizada. O exibicionismo e aparências falsas, tornam as pessoas superficiais e vivendo, muitas vezes, em um mundo que não é seu. É preciso refletir sobre os instrumentos que temos em nossas mãos e a forma que decidimos utilizá-lo pois disto tiramos a nossa ruína ou a nossa redenção.
ResponderExcluir