terça-feira, 31 de março de 2015

" Selfies" de arte

  As primeiras obras brasileiras no Museu de Selfies (doadas por este blog)By smithsonianBy Mikkel M. Henriksen @mmhenriksen

Criado em outubro de 2014, o Museu de selfies( que  só existe virtualmente) já possui mais de 100 autorretratos enviados por internautas do mundo inteiro. Mas como nenhum post foi enviado do Brasil, o Blog do curioso resolveu dar sua contribuição com fotos irreverentes de obras de arte.


Naiara Ferreira

 

                       Adolescente tenta se matar por não conseguir tirar a foto perfeita
Um jovem britânico chamado Danny Bowman de 19 anos, passava até 10 horas por dia tentando tirar uma selfie perfeita. Se tornou obcecado por tirar fotos de si mesmo e acabou emagrecendo mais ou menos 30 kg na busca pela pose perfeita. 
site:revistamarieclaire.globo.com
  

 Naiara Ferreira

A selfie vencendo a barreira da repressão



        Em países muçulmanos, onde a imagem da mulher deve ser sempre coberta por vestes que impeçam qualquer visão de seu corpo, muitas mulheres se arriscam ao ir contra a ditadura repressiva de sua cultura. E tiram selfies, ainda que com seus lenços(hijab).




Naiara Ferreira

segunda-feira, 30 de março de 2015

Obrigado!




Olá! 
Chega ao fim minha breve participação neste blog. Foi um período de grande aprendizado no que se refere ao uso da tecnologia como ferramenta de produção e disseminação de conhecimento, além da compreensão da importância da estruturação e uso de projetos na Educação.
Às tutoras Helena de Sá e Kátia Ponce, o meu muito obrigado!
A todos os colegas que contribuíram para a produção dos posts e aos meus colegas que juntamente comigo pensaram e estruturaram este blog, também o meu muito obrigado, e até a próxima, se assim Deus permitir!
Abraços.

Falaí!



Foi realizada um pequena enquete em dois grupos de turmas do curso de Licenciatura em Pedagogia do CEDERJ na rede social Facebook. A pesquisa esteve aberta no período de 23/03/2015 a 30/03/2015.
A pergunta realizada era a seguinte:


Uma mulher registrou uma selfie no meio do velório do então candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, morto no ano passado, antes das eleições. Qual sua opinião sobre este fato?

Eis as opções de resposta da enquete e seus respectivos percentuais:
  • Achei uma verdadeira falta de respeito! - 32,8 %
  • Nada contra, mas eu mesmo(a) não faria isso... - 10,3 %
  • Era um momento único! Eu também faria uma selfie! - 0 %
  • Não sei... nunca pensei sobre este assunto... - 17,2 %
A enquete foi visualizada por um montante de 58 pessoas, apontando então que 39,7 % dos que visualizaram optaram por não se posicionar.

A enquete permitiu ainda que os participantes registrassem seus comentários sobre o fato pesquisado. Leia alguns deles:

Wiara - "Deve-se levar em consideração a intenção da mulher. Ela pode ter feito a 'selfie' para guardar de lembrança os últimos momentos com seu candidato preferido, pode ter registrado o momento somente como curiosa e canal de divulgação para terceiros como também poder ter usado o momento somente para chamar a atenção e causar polêmica. Cada pessoa interpreta de uma maneira. Acredito que tenha feito a 'selfie' com a melhor das intenções. Acredito que tenha feito na melhor das intenções. Para guardar os últimos momentos de uma pessoa querida e importante!"
Ana TeresaFazer 'selfie' é chique, porém ter bom senso é mais! Vou complementar falando que hoje tudo cai no modismo. As pessoas estão em uma onda de exposição tremenda, o pensamento no que o outro sente está ausente, independente da pessoa ser pública ou não. Nem tudo deve ser registrado. E creio que a atitude da mulher que fez a 'selfie' no foi embalo dessa onda, infelizmente. Tudo por um 'like'.
Paula - "Par tudo há um limite!"
Shirley - "Sensacionalismo, aproveitar o momento.... não aprovei a conduta dela!!!"

A todos os integrantes dos grupos que contribuíram para este trabalho, o nosso muito obrigado!

segunda-feira, 23 de março de 2015

"Selfies, selfies, limites a parte"?


Com o advento e uso indiscriminado das redes sociais, a linha-limite entre o público e o privado, o respeito e o desrespeito se tornou ainda mais tênue. E quando se fala de tirar selfies, a questão fica um tanto mais complexa. A adesão irrefletida à essa moda provocou (e ainda provoca) casos bastante polêmicos.

Fonte: O Globo
Exemplo disso, podemos citar a famosa selfie tirada por uma mulher no velório aberto ao público do então candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, morto em meados de 2014.





E então? Foi um episódio de desrespeito ou não? O fato de ser um momento importante no cenário político brasileiro justifica o registro da selfie?

Fonte: Gazeta Online
Outro ponto intrigante é a nova moda chamada "selfie pós-sexo" que tem exatamente o significado que o termo quer dizer. Interessante apontar a publicação de selfies pós-sexo por pessoas públicas, como por exemplo a ex-BBB Fani Pacheco.


E o que dizer dessa moda ainda mais polêmica? Qual o limiar entre o que é público e o privado? Em que momento essa superexposição pode ser considerada saudável e quando ela se torna patológica?

Para ler mais sobre os casos aqui comentados, clique nos links abaixo.



                       
                                                  Sem Limites?


                 Uma mulher, no velório de Eduardo Campos que foi candidato à Presidência da República e morreu num desastre de avião no ano de 2014, tirou uma selfie em que buscava enquadrar-se junto com o caixão. Será que já não temos mais noção de limites?


                                                             Naiara Ferreira

                     


                            Ter ou não ter? Eis a indecisão.


A forma como a sociedade hoje define necessidade, também é algo a se questionar ao retratar o assunto bastão de selfie. Ter este objeto hoje soa como uma espécie de ostentação tecnológica. E também acaba se transformando em mais um afastamento de pessoas, já que pedir a alguém de um outro grupo que esteja ali partilhando de uma festa ou qualquer outra forma de interação social para tirar uma foto sua ou de seu grupo, também poderia abrir portas para novas amizades. A tecnologia as vezes afasta mesmo quando seu intuito é aproximar.


Naiara Ferreira

domingo, 22 de março de 2015

A febre da selfie pelo mundo


Fonte: Globo News, Sem Fronteiras.
Disponível em http://youtu.be/YJbY0qXLMG8

O que a selfie representa na sua vida? 
Veja como a febre da selfie se apresenta em diferentes partes do mundo.



Simone Duque


                                                            Viver ou registrar?



Será que a preocupação em tirar a foto perfeita, em fazer a pose perfeita e em estar no ângulo perfeito não está fazendo com que as pessoas percam a simplicidade e a alegria que deveria ser vivida nestes momentos? Registrar o momento para se guardar como lembrança, em alguns casos tornou-se uma espécie de Segunda Fase da Ditadura da beleza, em que as pessoas acabam tentando mostrar ou pelo menos demonstrar uma aparência "perfeita".


                                                              Naiara Ferreira

sexta-feira, 20 de março de 2015

#Selfiecea

Por Wallace Benjamim

Angélica Costa*
Aluna do 7º período de Licenciatura em Pedagogia do CEDERJ (polo Itaguaí), participante do concurso #Selfiecea.

E porque além de ser suporte de descobertas e questionamentos sobre o tema 'selfie', este blog também tem a pretensão de ser de utilidade pública!, rs.
Segue a informação de última hora!: as lojas C&A estão promovendo um concurso de selfies sobre a coleção outono-inverno 2015! O prêmio diário é de R$1000,00 (mil reais) em cartão-presente para a melhor selfie em que a participante esteja vestida com ao menos um item da referida coleção, além de poder ser uma das modelos da campanha!
Mas ATENÇÃO!: o concurso vai somente até AMANHÃ (21/03/2015) ÀS 16:00H!
Então corra! Tire sua selfie e participe!
Para saber mais sobre o concurso, clique neste link e acesse o regulamento.

*Angélica Costa é fotógrafa profissional e além do perfil no Facebook, também usa sua conta no Instagram para a divulgação do seu belo trabalho. Angélica gentilmente nos disponibilizou sua linda selfie, a quem muito agradecemos pela participação no nosso blog.

Vamos de Vídeo Selfie...


O cara viajou por mais de 36 países em 600 dias, usando apenas 5 motocicletas e rodou por mais de 200 mil quilômetros. O resultado é simplesmente incrível e já teve mais de 12 milhões de visualizações no youtube. Assista você também o vídeo que todo mundo gostaria de ter/fazer!




quinta-feira, 19 de março de 2015

Selfie e uma "quase" crise diplomática

Uma selfie ocorrida no Concurso de Miss Universo quase criou uma crise diplomática. As fotos uniram lado a lado a Miss Libano e Miss Israel, sendo compartilhada e causando muita polêmica entre os países que se encontram em guerra. O fato em questão foi devido a Miss Israel se "intrometer" na foto que a Miss Libano se posicionou para tirar com outras misses, o que a deixou indignada.
Veja a selfie em:

O bastão-de-selfie está com os dias contados... será?


Drone de selfie
Fonte: O Globo
O Capitalismo aliado às intensas mudanças tecnológicas promove uma busca incessante por público consumidor. Uma das mais ásperas verdades da atualidade é que o mercado tecnológico está em constante análise da massa populacional em seus múltiplos aspectos, principalmente socioeconômico e comportamental, visando sempre a ampliação dos lucros sobre essas constatações.
É interessante perceber que a tendência é que, para cada comportamento manifestado pela massa populacional, sempre haverá, seguida dessa manifestação, algum item tecnológico que dialogue com esse novo comportamento.

Carregador Portátil de aparelho celular
Fonte: Google
Um exemplo disso foi a criação de carregador portátil de bateria de aparelho celular. Após a popularização dos smartphones, constatou-se a escassez das baterias que alimentam os aparelhos e a insatisfação dos consumidores diante do fato. E com a finalidade de suprir essa necessidade de ampliar o tempo de carga dos aparelhos, criou-se o carregador portátil que possibilita a alimentação energética do aparelho em qualquer momento e em qualquer lugar.




Neste mesmo sentido se deu a criação do bastão-de-selfie após a disseminação do hábito de autofotografar-se. Mas pergunta-se: OS ITENS PROPAGADOS EM MERCADO DESTA FORMA SÃO ESSENCIAIS OU ACESSÓRIOS? Diante desse ponto, faz-se sempre importante a reflexão.
E o hábito de tirar selfies provocou de forma tão intensa o mercado tecnológico mundial, que há empresas que estão projetando e  produzindo itens diversificados e mais sofisticados com vistas à melhorar a forma de tirar selfies. E o exemplo maior é o lançamento do que chamam de 'drone de selfie'.

Para ler a matéria completa sobre esta novidade, clique AQUI.

quarta-feira, 18 de março de 2015

"Por que amo selfies? Sei lá!"



É indiscutível a substancial transformação que o avanço tecnológico tem provocado em nós. Além de modificar o modo como aprendemos e ensinamos (enquanto educadores), o intenso contato com a tecnologia produz novos comportamentos e modifica também o modo como nos projetamos socialmente.
E é levando em conta este último ponto que o uso das redes sociais, e principalmente a prática (muitas vezes irrefletida) de tirar selfies, fazem mais sentido.

Mas para além dessas questões, o que especialistas dizem sobre esse fenômeno de massa? Quais os possíveis motivos para que essa prática se banalizasse de forma quase instantânea?

Segue abaixo o link de uma matéria bastante interessante e que tem como objetivo o esclarecimento dessas questões aqui levantadas. Além de uma introdução interessante sobre a possível origem da selfie, a matéria apresenta leituras do modismo pelo viés da Psicologia, da Semiótica, da crítica artística, por meio de breves depoimentos de especialistas nessas áreas.

Boa leitura!

Clique AQUI.

E agora: Tiro “um selfie” ou “uma selfie”?

Aproveitando uma situação já discutida por amigos em um fórum sobre o vocábulo "selfie", me achei no direito de escrever sobre esta palavra que invadiu a nossa cultura cotidiana e pesquisá-la em cima do tema: o correto é "o selfie" ou "a selfie"?
Creio que a pergunta não é nenhuma novidade, já que o debate sobre o assunto esta disponível em vários sites que debatem essa questão. Pois bem, nessa minha pesquisa entre sites e dicionários sobre o assunto achei muito coisa de extrema relevância ao meu questionamento.
Primeiro considerando a origem, Selfie vem da palavra "self" da língua inglesa por sua vez uma redução de self-portrait, que significa "autorretrato". Uma coisa importante ao se olhar para origem é que esta palavra no inglês não possui gênero, o que faz com que muitos advoguem a favor do uso masculino para a palavra, já que no português há o costume de palavras do gênero neutro (sem gênero) virem para a nossa língua como masculino.
Segundo alguns, selfie deve ser usado no feminino já que este tem relação com fotografia até por Selfie ser um tipo desta.
Na minha procura por dicionários on-lines, já que nos físicos nenhum tinha a palavra, encontrei o único que atreveu-se a dar uma explicação mais pertinente ao assunto que fora o dicionário informal que neste meio de recentes discussões sobre a palavra, expõe que:
        "Selfie - substantivo de dois gêneros. Corruptela do inglês self, que significa eu próprio. É um neologismo originado da locução self-portrait, autorretrato.  Selfie designa autorretrato(fotografia ou ilustração) compartilhada na internet."
Logo, termino minhas palavras dizendo que Selfie é um vocábulo muito recente e que ainda não fora analisado por grandes estudiosos da língua, já que este ainda não se entra nos dicionários conceituados (Aurélio, michaels e Houaiss), não sei se por preconceito, dado ao seu uso popular. Bem , não importa vejo que o formato não importa se dizemos: "o selfie", "um selfie" e não "a selfie", "uma selfie". Quaisquer das formas ainda pré-definidas não são consideradas certas ou erradas, o importante é contextualizá-la de forma compreensível seja no feminino ou masculino e o resto que a cadeira de letras decida.

Alguns sites que colaboraram com este trabalho:


Maycon Carvalho

O que é Selfie:

Selfie é Uma Palavra Em Inglês, Um neologismo com Origem No Termo self-Portrait, que Significa autorretrato, E É Uma foto Tirada E Compartilhada Na Internet. normalmente Uma Selfie É tirada Pela Própria Pessoa que Aparece Na Foto, Com Um Celular Que Possui Uma Câmera Incorporada, Como Um smartphone, Por Exemplo. Também Pode Ser Tirada Com Uma Câmera Digital Ou webcam. A Particularidade De Uma selfie é Que Ela É Tirada Com O Objetivo De Ser Compartilhada Em Uma Rede Social Como Facebook Ou Myspace, Por Exemplo. Uma selfie pode Ser Tirada Com Apenas Uma Pessoa, Com Um Grupo De Amigos Ou Mesmo Com Celebridades.

fonte:  http://www.significados.com.br/selfie/



segunda-feira, 16 de março de 2015

Da Grécia para o Smartphone

(O mito de Narciso. Fonte: Internet)



Pobre Narciso, apaixonado por si mesmo...
Pobre Narciso, eu te compreendo...
Pobre Narciso, você não é o único...

Somos todos apaixonados por nós mesmos. Seja de verdade ou por puro egoísmo de ser egoista. Seja por exibicionismo, por vaidade ou qualquer atributo que você queira chamar de seu...

Numa forte declaração de que eu me amo e não posso mais viver sem mim, vivemos o vírus social de autoafirmação onde tudo vale tudo. Nada pode passar despercebido e o melhor material é o humano. Você. Eu. O mundo inteiro. Selfie virou sinonimo de status. De vício. De necessidade. Que necessidade? E isso se estende a qualquer tipo de coisa, das mais variadas. Esta moda de nosso mundo atual é uma forma desesperada de mostrar que a sua vida é interessante e importante. Expor o que você faz para ser notado. Mostrar que você tem poderes sobrenaturais e que faz coisas extraordinárias, como comer, andar, beber e dormir. E assim caminha a humanidade, com bastões e celulares em riste. Em punho. E principalmente, no pensamento...

Ah pobre Nasciso, morrer de amor por si próprio não é mais mérito vosso...
A sociedade no qual vivemos também vive essa onda. Essa vibe louca...
Estamos sozinhos. Numa multidão de amores...


Laicon Christian de Carvalho da Costa

domingo, 15 de março de 2015

Bastão de Selfie é proibido em Museus e Estádios

A proibição do uso de bastão de selfie já é realidade em alguns museus do mundo, inclusive no Brasil, bem como nos estádios de futebol, pois está virando motivo de incômodo e insegurança gerada pela sua utilização que pode danificar obras de arte.
Vejam a lista dos museus e estádios em que se encontra proibida a sua utilização pelo link: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/03/pau-de-selfie-e-vetado-em-museus-no-pais-e-no-mundo-veja-onde-e-proibido.html
Simone Duque

Casal tira foto com o 'pau de selfie' em frente ao museu do Louvre, em Paris (Foto: Remy de la Mauviniere/AP)

PORQUE BASTÃO É COISA SÉRIA... 
         Para uns uma arma em potencial (seu uso foi até banido em museus e estádios de futebol); para outros no entanto uma arma de marketing. Isso mesmo que você leu: M_A_R_K_E_T_I_N_G! 
         O então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de um vídeo do site BuzzFeed para chamar a atenção dos jovens americanos para os planos de saúde do país; vídeo intitulado "Coisas que todos fazemos, mas nunca contamos", mostra Obama praticando discurso no espelho e até mesmo tirando foto com um 'bastão de selfie'. A ideia é mostrar um vídeo "descolado", do dia a dia comum...comum a todos nós, ainda você sendo "O PRESIDENTE" de nada mais nada menos que a MAIOR POTÊNCIA MUNDIAL!
         Ah!Para os curiosos, a "MENSAGEM POLÍTICA" foi uma grande vitória do partido dele, justamente falar para os americanos se cadastrarem no portal de saúde do governo para ter acesso ao seu programa de cobertura de saúde por menos de US$ 100 por mês. Planos de saúde até então eram muito caros, e lá não exite um sistema único de saúde como no Brasil (nem vou entrar no crédito da discussão se funciona ou não o SUS aqui). 
         É uma nova forma de fazer política; não está mais na era de fazer eloquentes discursos em rede nacional... Porque não fazer um vídeo irreverente, passar a mensagem, e sua mensagem ecoar várias e várias vezes, não no sentido de "postagem", mas no sentido que as pessoas pararão o que estão fazendo para entender o porquê do Obama estar piscando para a câmera e fazendo selfie com a ajuda de um bastão, brilhante não acham??
                                  Leidiane Bessa
  Fonte: Terra e Portal G1      

#SelfieMania! #SelfieViral! #SelfieEu! #SelfieVocê!




Vídeos sobre Selfies


1º Vídeo - 5 motivos para não usar o Pau de selfie
É um vídeo engraçado e, apesar da linguagem, bastante coerente nas argumentações!



2º Vídeo - Selfie-se quem puder
Este vídeo reflete bastante a realidade do nível de "conectividade" das pessoas atualmente, com uma pegada de comédia.



3º Vídeo - Como fazer um pau de selfie de R$1,00
Vídeo de utilidade pública para quem gostaria de ter um bastão para selfie e não tem condições financeiras para comprar um.


AFINAL, QUEM CRIOU O BASTÃO DE SELFIE??


       Muito antes de câmeras digitais existirem, o bastão de selfie já rondava o mundo. Há algumas semanas, a BBC perguntou: “esta foto de 1925 mostra o primeiro ‘bastão de selfie’?".
      Era uma foto tirada há 90 anos por um casal, aparentemente por uma câmara montada na extremidade de uma vara. Câmeras amadoras da década de 1920 não conseguiam capturar um autorretrato com foco quando seguradas à distância do braço, diz [Michael Pritchard, diretor-geral da Royal Photographic Society]. Por isso, os fotógrafos de selfie teriam que usar um disparador remoto, como um cabo, ou então – como Arnold Hogg aparentemente fez – construir seu próprio dispositivo.
           Ou seja, não houve uma única pessoa que inventou o "bastão de selfie": ele surgiu de diferentes formas, em resposta a uma necessidade grande o suficiente para ele. Mas quem cria a necessidade de ter o bastão e de realizar a selfie? Eu ou a sociedade? 
          Por mais que você deteste o "bastão de selfie", por mais que você odeie o nome “pau de selfie”, e por mais que você despreze essa forma de expressar o narcisismo, ele é uma invenção brilhante, e merece créditos!  
Leidiane Bessa


O mito de Narciso e a selfie nossa de cada dia...

O fenômeno da selfie na atualidade nos faz relembrar o mito do narcisismo, onde na Grécia, Narciso era conhecido como autoadmirador devido a sua beleza e também pela impossibilidade de se contemplar, que no caso poderia levar a sua morte. Bem, comparado a modernidade, se Narciso estivesse vivo, com o fenômeno da selfie, a sua morte seria instantânea.
A selfie se refere a um autorretrato feito por câmeras ou celulares. Infelizmente, o que se reflete nesse modismo é a superficialidade humana, onde as pessoas se importam com sua imagem e esquecem das questões humanas que estão no nosso dia a dia. As fotografias que refletiam a história de uma sociedade, eivadas de sentimentos e momento inexoráveis, hoje, nas selfies que expõe individualidades e consumismo desmedido.  
Infelizmente, o público mais atingido por esse fenômeno são os jovens. Além da influência da moda e beleza ditadas pela sociedade capitalista, as selfies estão trazendo outro tipo de perigo. A incitação as postagens de fotos provocantes, com exposição do corpo e de intimidades, com a finalidade de ver um “curtir” ou “compartilhar” estão cada vez mais presentes nas redes sociais e acabam por ser consideradas como normal para os jovens, sem perceber que estão suscetíveis a ataques de aproveitadores que tentam aliciar jovens para prostituição, ou ainda, se apropriar das imagens para sites pornográficos.
Enfim, a busca pela foto perfeita retira o essencial do homem, a sua espontaneidade.

Agora, se quiserem aprofundar mais um pouco no assunto, o texto denominado “ Selfie e o narcisismo moderno” disponível em http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2014/04/selfie-e-o-narcisismo-moderno.html, retrata bem como essa prática da selfie pode ser comparada ao mito de Narciso e algumas consequências negativas que estão por trás desse fenômeno, que chama de vírus.

Simone Duque

Vamos falar de Selfie!


No mundo contemporâneo a necessidade de se expor é notória e acomete não apenas aos jovens nascidos na era do imediatismo cibernético...
Mas o que nos move na direção desse exibicionismo exagerado!?
Qual a razão de demonstrar o tempo todo para os outros que se está bem!?
Esperamos ao longo deste trabalho, nas nossas investigações, encontrarmos algumas possibilidades de respostas...

E você!? Já se questionou sobre essas perguntas!?